Blog

Dia Mundial da Água (22/03) – a história por trás da data

Dia Mundial da Água (22/03) – a história por trás da data
22 de Mar de 2022

Em 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data faz parte do calendário oficial da Organização das Nações Unidas desde 1992, e tem por objetivo a discussão acerca da necessidade de que todos tenham acesso à água, no planeta inteiro.

Embora a Terra seja chamada com freqüência de Planeta Água, menos de 1% da água disponível na superfície terrestre é própria para o consumo humano. Essa escassez nos leva a um dado estarrecedor: a cada 3 pessoas, 1 não tem acesso à água potável. De acordo com estimativas da própria ONU, aproximadamente 3 bilhões de pessoas não possuem a estrutura básica que as permita lavar as mãos de forma adequada.

Tal condição leva a problemas sérios de saúde. Nosso corpo precisa de água diariamente para seguir funcionando em plenas condições.

Em resumo: quanto menos água própria para consumo no planeta, menos chances de as futuras gerações viverem com qualidade.

Em julho de 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, por meio da Resolução A/RES/64/292, que a água limpa e segura e o saneamento básico são Direitos Humanos.

A ONU também tem uma Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;

2 - A água é a seiva do nosso planeta;

3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;

4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;

6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;

7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;

8 - A utilização da água implica respeito à lei;

9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;

10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

Atualmente, no mundo, 70% da água própria para consumo é utilizada na agricultura, não podendo ser reaproveitada por conta dos produtos químicos e fertilizantes. Para consumo doméstico, sobram apenas 10%. As indústrias consomem 20%.

Já não bastasse a escassez de água, outro problema crítico é o gerenciamento dos recursos hídricos disponíveis. Os principais responsáveis pela contaminação da água de nosso planeta são:

- a falta de saneamento básico e o lançamento de esgoto doméstico in natura;
- a descarga de dejetos industriais sem o devido tratamento;
- a contaminação por produtos químicos provenientes de atividades agrícolas.

 

Diante desse cenário tão crítico, é imprescindível uma discussão ampla e profunda sobre o consumo da água e necessidade de tomarmos providências hoje para garantir recursos hídricos para as futuras gerações.

Você concorda?

 

Compartilhar:

Newsletter

Receba nossas novidades e promoções em seu e-mail:

 

© 2020 | Eco Straps - Basso | Todos os direitos reservados.

Criação de Sites e Marketing Digital - Agência Maya

Siga-nos:

Converse no Whats +55 51 3035 7379

Nós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com a utilização de todos os cookies. Política de Privacidade


Aceitar